Acesse nosso site para saber das mais recentes noticias e informações da região - www.tvriachogrande.net - Para anunciar (11) 9945-4728/ (11) 7771-8810 ID: *125*109713- reinaldo@riachogrande.net

 
Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador

Você sabia que a Pneumonia pode ser transmitida pelo ar?

 

Em pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) dados apontam que brasileiros desconhecem os males importantes da pneumonia, principal causa de morte por doença infecciosa no mundo.

A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões que pode ser causada por vários microrganismos diferentes incluindo bactérias, protozoários, vírus ou fungos. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a pneumonia não é uma gripe mais grave ou mal curada, explica o Pneumologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Dr. Gustavo Prado, "Quando o paciente está gripado, seu organismo está debilitado o que torna o corpo humano suscetível a outras doenças, como as pneumonias. Alem disso, alguns vírus, como o vírus da Influenza (gripe) podem também causar pneumonias, especialmente em indivíduos suscetíveis.". De forma simples, pneumonias são causadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar e consequente desencadeamento de uma resposta inflamatória a essa injúria.

A transmissão da pneumonia pode ocorrer através do ar, gotículas de secreções e saliva, ou pelo contato direto com secreções respiratórias, como o que ocorre quando levamos a mão à boca ou aos olhos depois de cumprimentar alguém que acabou de usar as mãos para bloquear a dispersão de gotículas de um espirro. "A pneumonia também pode se manifestar pela infecção pulmonar pela aspiração imperceptível de bactérias que habitualmente já estão presentes na nossa faringe (garganta). O desenvolvimento de uma pneumonia também pode ser facilitado por mudanças bruscas de temperatura, pois as defesas mecânicas normais do trato respiratório podem ficar comprometidas" explica o Dr. Gustavo. Os sintomas mais comuns da doença são tosse produtiva, cansaço, dores no corpo e febre. Em casos mais graves pode ocorrer grande desconforto respiratório.

Segundo informações publicadas no "International Journal of Infectious Diseases" o número de internações e idosos por pneumonia cresceu 15% no Brasil. O Dr. Gustavo explica o porquê desse número, "A pneumonia atinge com maior facilidade pessoas com o quadro clínico que favorecem o desenvolvimento da doença, como idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade como tabagistas, alcoolistas ou indivíduos já atingidos por outras enfermidades".

De acordo com o profissional Dr. Gustavo Prado, para realizar o diagnóstico da doença alguns critérios são necessários: "É preciso um exame clínico cuidadoso e alguns exames complementares, como por exemplo, uma radiografia de tórax. Além disso, alguns exames laboratoriais auxiliam na avaliação da gravidade da infecção e fatores de risco para complicações clínicas.". Uma vez que o paciente foi diagnosticado com Pneumonia, o tratamento depende do agente causador da enfermidade, "A pneumonia bacteriana é a mais comum, e o tratamento requer o uso de antibióticos. Geralmente a melhora do quadro clínico costuma ocorrer em três ou quatro dias" finaliza o profissional.

Sobre o São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelo Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Tradicional no atendimento à saúde, a Instituição completou 100 anos em 2011, e vem promovendo uma grande modernização, através da nova gestão administrativa, dirigida pelo Engº Valdir P. Ventura, em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação em 54 leitos, passando de 171 para 225 leitos, além do Centro Ambulatorial que realiza, diariamente, mais de mil e cem consultas, proporcionando qualidade assistencial as 72 mil vidas do Plano de Saúde.

 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos autorais ,textos, imagens , obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem à www.riachogrande.net ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual e de imagens.
Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a citação da fonte utilizada.
A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.