Acesse nosso site para saber das mais recentes noticias e informações da região - www.tvriachogrande.net - Para anunciar (11) 9945-4728/ (11) 7771-8810 ID: *125*109713- reinaldo@riachogrande.net

 
Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador

Ministro da pesca promove recadastramento de pescadores e Semana do Peixe em Santos, no Litoral de São Paulo.

 

O governo federal inicia por São Paulo a distribuição das novas carteiras de pescador. O ministro de Estado da Pesca e Aquicultura, senador Marcelo Crivella,fez entrega dos primeiros 50 documentos. O evento integra a programação da Semana do Peixe, que busca divulgar a importância do consumo de pescado em todo o País. Crivella também vai visitar o Mercado de Peixe de Santos, na Ponta da Praia, para conversar com consumidores, pescadores e comerciantes.

A nova carteira de pescador é semelhante a um cartão de crédito e não precisa mais ser renovada anualmente. Ela possui a tecnologia do QR Code, que permite que o pescador seja identificado com a ajuda de um telefone celular. A substituição do documento antigo e o novo recadastramento dos pescadores integram uma estratégia do Ministério da Pesca e Aquicultura para coibir as fraudes e garantir que apenas os verdadeiros pescadores tenham acesso aos benefícios sociais oferecidos à profissão – especialmente ao Seguro Defeso, que é pago ao trabalhador nos períodos em que ele está proibido de pescar.

"Nós queremos que o pescador possa executar suas atividades com dignidade e queremos planejar cada vez melhor as políticas públicas, para que a profissão possa ser exercida por muitos e muitos anos, com respeito à lei e ao meio ambiente", explicou o ministro.

No mês passado o ministério suspendeu 81 mil registros de pescador em todo o País. Os pescadores são obrigados a se recadastrar no mês em que fazem aniversário. Depois disso passarão a apresentar, anualmente, um relatório de atividades, que comprova o exercício da profissão.

Semana do Peixe

A décima edição da Semana do Peixe foi aberta em Brasília, na manhã de segunda-feira e mobiliza todo o país em torno do consumo de pescado. A meta é demonstrar à população a importância do peixe na alimentação e promover o produto nacional. Estão previstas ações promocionais em feiras livres e supermercados, palestras e eventos culinários em quase uma centena de cidades em todo o País.

A presença do ministro em Santos está associada à importância da cidade para a pesca no Brasil. Santos recebe boa parte do pescado distribuído ao país via Ceasa, em São Paulo, e ainda mantém, em sua região metropolitana, a maior concentração de pescadores do Estado.

Em 10 anos de existência a Semana do Peixe cumpre o papel da Semana Santa no segundo semestre, elevando o consumo, em média, em 20% e reduzindo o preço em até 15%, especialmente nos supermercados, que costumam aderir ao movimento voluntariamente.

 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos autorais ,textos, imagens , obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem à www.riachogrande.net ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual e de imagens.
Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a citação da fonte utilizada.
A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.