Acesse nosso site para saber das mais recentes noticias e informações da região - www.tvriachogrande.net - Para anunciar (11) 9945-4728/ (11) 7771-8810 ID: *125*109713- reinaldo@riachogrande.net

 
Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador

A verdade sobre o cigarro.

 

A verdade sobre o cigarro

Segundo dados da exposição do Incor, que ficará em cartaz até o dia 30 de junho, a cada ano 6.000.000 de pessoas morrem em todo o mundo por doenças atribuídas ao cigarro. No Brasil, cerca de 130.000 pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças relacionadas ao fumo, o que representa 13% do total de óbitos do país.

Cerca de 29% das mortes por doenças cardiovasculares são decorrentes do cigarro; igual porcentagem (29%) dos óbitos por doenças cardiovasculares também estão relacionadas ao tabagismo. Na área de câncer, 33% das mortes por neoplasias têm relação com o cigarro, sendo os tipos mais prevalentes os de: cavidade nasal e seios paranasais; boca e lábios; nasofaringe, orofaringe e hipofaringe; laringe, traqueia, brônquios e pulmões; esôfago, estômago, pâncreas, cólon, fígado; colo de útero e ovário; rim, uretra e bexiga; leucemiamielóide; mama.

Um em cada dois fumantes morrerá por doenças relacionadas ao tabagismo.

Os adolescentes são o alvo preferencial da propaganda do tabaco. A indústria enxerga na vulnerabilidade típica desta etapa da vida uma via fácil para induzir o vício que torna milhares de pessoas no mundo todo suscetíveis a doenças perigosas e que levam à morte. Por este motivo, a exposição que está em cartaz no Instituto é uma boa sugestão para a visitação de adultos e jovens.

Ainda com relação ao público adolescente, outras apresentações do tabaco são igualmente maléficas para a saúde e levam à dependência. Em comparação ao cigarro, uma sessão de narguilé, muito apreciado entre os jovens, tem de 3 a 4 vezes mais nicotina; 80 vezes mais alcatrão; e 15 vezes mais monóxido de carbono.

O fumante adoece mais frequentemente, afasta-se mais precocemente do trabalho por invalidez e vive em média 10 anos a menos que o não-fumante.  Além disso, a dependência do cigarro faz mal até mesmo para os cofres públicos, já que os gastos de saúde relacionados ao tabaco custam o triplo da receita gerada em impostos com a venda de cigarros

 
 
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos autorais ,textos, imagens , obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem à www.riachogrande.net ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual e de imagens.
Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a citação da fonte utilizada.
A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.